top of page

Mostra Livre de Filmes

Programação​ - 2012

​Quarta-feira (28/11)

WWW.CUMBUCA.ORG.BR - Apresentação da HipermídiaOswaldo Giovannini Junior)

 



“UMA CIÊNCIA ENCANTADA” 20 minutosFrancisco Sales de Lima Segundo (Chico Sales)



O documentário “Uma Ciência Encantada” tem o intuito de explorar um dos diversos espaços cosmogônicos do culto da Jurema Sagrada, no município de Alhandra, situada na zona da mata paraibana: a Cidade Encantada de Tambaba. A praia de Tambaba, famosa por ser a primeira praia naturista do Nordeste, é descrita, por inúmeras narrativas orais, como um portal de acesso para variados planos astrais relacionados a este culto, onde habitam inúmeros espíritos relacionados à Jurema, e que nela são ofertadas trabalhos espirituais aos antigos mestres juremeiros, e às divindades do mar.



TIRIRICA DOS CRIOULOS – UM QUILOMBO INDÍGENA 11 minutosLara Erendira e Larissa Isidoro



O quilombo da Tiririca dos Crioulos tem seu território situado ao “pé” da Serra do Arapuá, território dos índios Pankará, no município de Carnaubeira da Penha, sertão pernambucano. Este vídeo trata, sobretudo, da interessante construção da identidade dos Tiririqueiros e de seu processo de ocupação e resistência no território. Nas palavras da liderança local “a gente é um quilombo-indígena, tem descendência dos dois, nosso pai, Manoel Miguel, era índio Pankará, mas se juntou com a negra Isaura e veio morar na Tiririca dos Crioulos”.  Segundo as narrativas locais, a Tiririca é terra de herança que vem sendo usada de forma coletiva pela comunidade. O processo de permanência neste território, não foi pacífico e é muito recorrente as lembranças dos momentos de grandes secas na região e dos episódios, nos quais os fazendeiros “foram passando a cerca nas terras dos crioulos”.



O QUILOMBO QUE [EN]CANTA SUA FESTA 12 minutosIvan Rodrigo Silva Novais

Através de entrevistas com membros da comunidade quilombola do Portão do Gelo (Olinda – PE), este filme pretende apontar algumas diretrizes da musicalidade da Nação Xambá como instrumento de afirmação étnica dessa comunidade. O Coco da Xambá, como é conhecido na região, atrai diversas pessoas e cantadores (puxadores de coco), aonde estes vêm celebrar e brincar a festa de Mãe Biu, que em 2012 completou 47 anos de comemorações. Partindo de três eixos temáticos, procurou-se elucidar a formação da Nação Xambá em Pernambuco, o motivo e o mito que envolve a realização da Festa Do Coco no Portão do Gelo e a importância da atual composição do Grupo Bongar para solidificar a identidade étnica da comunidade, sendo um movimento social artístico de referência para juventude local.

Abertura para debate



Total da sessão: 43 minutos+hipermidia+debate



​Quinta-feira (29/11)

MARIA DE ALENCAR JARDIM 19 minutosLays Lins Calisto, Antônio Jorge Ferreira e José Moisés Oliveira da Silva

Por entre as ruas do munícipio de São Miguel dos Campos – AL encontramos Maria Alencar Jardim, como sempre, sentada numa cadeira cumprimentando os transeuntes que atravessam seu olhar um tanto pesado pelo correr do tempo. Mulher negra e de cabelos grisalhos traz consigo a firmeza e a clareza em sua fala no decorrer de seus 102 anos. Maria, figura enigmática do município abre as portas de sua casa, seu solo sagrado, nos guiando por um itinerário de muitas encruzilhadas. Sua atividade como rezadeira é o nosso norte, mas ao longo da conversa, Maria vai nos guiando por caminhos labirínticos de sua memória pelo suave movimento de suas mãos e fala que encerram em si o conhecimento da reza e práticas de cura. Neste sentido, este vídeo tenta contribuir no registro da memória da Maria de Alencar, rezadeira de mais de três gerações de famílias do município de São Miguel.

 

VOZES DE MULHERES 10 minutosSuely Souza de Luna Gomes

O filme é resultado de uma pesquisa etnográfica realizada para fins de conclusão de curso de graduação em antropologia visual na UFPB/Litoral Norte e retrata a violência doméstica que faz parte do cotidiano da vida de mulheres em João Pessoa/PB. Procura mostrar como uma das principais contribuições ao combate à violência em João Pessoa foi o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e o Centro de Referência Ednalva Bezerra. Problematiza, além disso, a importância da Lei Maria da Penha 11.340/06, a qual passou a informar as mulheres em situação de violência sobre seus direitos. A pesquisa registrou ritos terapêuticos realizados nestas instituições, como meio de amparo às mulheres, ajudando-as a superarem os traumas sofridos pela violência, gerando auto-estima e a consciência de uma possível mudança capaz de romper o ciclo da violência.

 

 

CIRCUITO DE TEATRO E DANÇA DO RECÔNCAVO BAIANO 12 minutos Ronaldo de Jesus Santos

O presente filme visa apresentar as Manifestações Artístico-Culturais do Recôncavo Baiano, abrangendo o Teatro, a Dança e outras expressões da arte. O intuito do trabalho é caracterizar como os diversos grupos locais articulam suas ações, na perspectiva de preservação e criação de sua cultura, tal iniciativa é denominada de I Circuito de Teatro e Dança do Recôncavo Baiano. Estre trabalho é resultado da prática de estudantes de Teatro da Universidade Federal da Bahia, compreendendo a interação entre cultura e território. Para tanto, foi utilizado como recurso entrevistas, observação participante e a elaboração do instrumento audiovisual, como recurso metodológico. De modo, que analisarmos como as manifestações artísticas estão marcadas pelos aspectos sociais, econômicos, políticos e subjetivos de cada lugar.

 

Abertura para debate

 

Total da sessão: 41 minutos + debate​

 

​​Sexta-feira (30/11)



SESSÃO ESPECIAL - IV FESTIVAL DO FILME ETNOGRÁFICO DO RECIFE



 

SESSÃO DESTINADA À APRESENTAÇÃO DE DOIS DOS FILMES PREMIADOS NO IV FESTIVAL DO FILME ETNOGRÁFICO DO RECIFE EM 2012.

 

Tava, a casa de Pedra, 78 minutosde Ariel Ortega, Ernesto de Carvalho, Patrícia Ferreira e Vicent Carelli



 

Interpretação mítico-religiosa dos Mbya-Guarani sobre as reduções jesuíticas do século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina. Produção Vídeo nas Aldeias, encomendada pelo IPHAN do Rio Grande do Sul.

No fundo nem tudo é memória, 75 minutosde Carlos Segundo.



O filme traz a história de um narrador-personagem que, já de início, revela possuir um sonho, um sonho de infância, o sonho de construir uma cidade. A sua cidade. Em seu caminho, ele se depara com a cidade velha de Nova Ponte, que foi consumida pelas águas para dar lugar ao lago de uma usina hidrelétrica.

 

Total da sessão: 2 hs e 33 minutos

 

 

Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras



Resultado dos trabalhos propostos, por área:



Hipermídia:



WWW.CUMBUCA.ORG.BR.Oswaldo Giovannini Junior

 

 

Fotografia:



Os autores dos trabalhos fotográficos selecionados terão até 08 de novembro para enviarem as fotos (4 a 6 fotografias com tamanho mínimo 20 x 25 cm e máximo 30 x 40 cm) para o endereço abaixo especificado, sob penalidade de terem seus trabalhos cancelados da seleção caso não os enviem até o prazo estabelecido.



ENDEREÇO PARA POSTAGEM:

(SERÁ CONSIDERADA A DATA DE POSTAGEM para trabalhos que cheguem em até uma semana após o último dia do prazo de envio):PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UFPBCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes- Campus IConjunto Humanístico - Bloco IVCidade Universitária. João Pessoa – ParaíbaCEP:58059-900Telefones para contato: (83) 8631-8440 OI / (83) 9336-7131 CLARO



Alguns trabalhos foram aprovados com restrições no número de imagens enviadas. Os autores serão contactados individualmente sobre tais restrições.





UMA ETNOGRAFIA DO OLHAR EM PRAIA DE CARAÚBAS (RN): LUGAR DE HISTÓRIA, MAR E TRADIÇÕES

Cláudio Rogério dos Santos

 

XUKURU: NATUREZA, FÉ E HARMONIA

Daniel Jacinto Pereira

 

ARTE DE MESTRES, ARTESANATO NO BARRO DA COMUNIDADE

Darllan Neves da Rocha

 

BACAMARTEIROS

George Michael Alves de Lima

 

TORÉ POTIGUARA

João Nicodemos

 

VIDA CIGANA

Hermana Cecília Oliveira Ferreira, Aquiles Cordeiro do Nascimento e Edilma do Nascimento Souza

 

GUERREIROS E GUERREIRAS XOKÓ

Jarissa Porto dos Santos e Raysa Micaelle dos Santos Martins

 

BOI EM PROCESSO

Laila Ibiapina Caddah

 

HOMEM X NATUREZA

Lino Alves de Almeida Júnior

 

PESCA ARTESANAL E COTIDIANO NO SERTÃO-CENTRAL CEARENSE

Regiane Caetano de Araújo

Filmes:

 

O QUILOMBO QUE [EN]CANTA SUA FESTA

Ivan Rodrigo Silva Novais

 

MARIA DE ALENCAR JARDIM

Lays Lins Calisto

Antônio Jorge Ferreira e

José Moisés Oliveira da Silva

 

VOZES DE MULHERES

Suely Souza de Luna Gomes

 

“UMA CIÊNCIA ENCANTADA”

Francisco Sales de Lima Segundo (Chico Sales)

 

CIRCUITO DE TEATRO E DANÇA DO RECÔNCAVO BAIANO

Ronaldo de Jesus Santos

 

TIRIRICA DOS CRIOULOS – UM QUILOMBO INDÍGENA

Lara Erendira e Larissa Isidoro

 

 

 

Edital - 2012

 

(Data prorrogada para inscrição – 26 de outubro de 2012)



A Comissão Organizadora da II Semana de Antropologia do PPGA/UFPB, através de sua Comissão para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras, abre inscrições para submissão de trabalhos com imagem e som em antropologia, cujas exibições serão realizadas durante o evento.

Poderão participar dessa Mostra trabalhos em forma de filmes/vídeos, ensaios fotográficos, hipermídias e etnografias sonoras que tenham sido concluídos a partir de janeiro de 2010 e que tenham a participação de pesquisadores, estudantes de graduação ou pós-graduação no campo da Antropologia e das Ciências Sociais.

Os trabalhos devem ser enviados para os endereços específicos indicados e a Comissão Organizadora da Mostra se encarregará de selecioná-los. O material deve ser inscrito através do preenchimento de ficha de inscrição específica, juntamente com inscrição geral de participação na II Semana de Antropologia do PPGA-UFPB.

O critério geral adotado para a seleção do material será a pertinência aos contextos de pesquisa no âmbito da Antropologia. Os trabalhos selecionados serão exibidos, com a participação dos proponentes na montagem e instalação dos meios e suportes, e observado o cumprimento adequado dos procedimentos de inscrição.

PODERÃO SER INSCRITOS:a) Ensaios fotográficos, filmes etnográficos, hipermídias e etnografias sonoras produzidos a partir de janeiro de 2010;b) Trabalhos com a participação de pesquisadores, estudantes de graduação ou pós-graduação do campo das Ciências Sociais ou Comunicação Social e Artes (fotografia, cinema e artes visuais). Neste último caso a condicionante será que a obra tenha uma relação com a área de Antropologia e utilização do método etnográfico (a aceitação do trabalho só será confirmada mediante a inscrição na II Semana de Antropologia);c) Ensaios fotográficos compostos de no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) fotografias;d) Filmes/Vídeos com a duração máxima de 45 minutos;e) Etnografias sonoras com duração máxima de 5 minutos;f) Hipermídias com tempo para exibição estimado em torno de 10 minutos (se o trabalho exigir mais do que 10 minutos para exibição completa, o autor deverá selecionar e indicar as partes a serem exibidas de maneira a não ultrapassar essa duração).

DATA DE INSCRIÇÃO:As inscrições estarão abertas durante o período de 14 de setembro a 26 de outubro de 2012.

SOBRE FORMATOS E REGRAS PARA A INSCRIÇÃO:As inscrições só serão consideradas efetivadas se cumpridos os seguintes procedimentos:

Comprovante de inscrição na II Semana de Antropologia do PPGA-UFPB (a exposição de cada trabalho ficará vinculada à participação de pelo menos um autor no evento).

Para os Ensaios Fotográficos a seleção terá duas etapas:1ª) Envio da Ficha de Inscrição devidamente preenchida e o respectivo Ensaio Fotográfico primeiramente digitalizado, composto de 4 a 6 fotografias, para os e-mails dos três coordenadores (descritos no final deste edital). O prazo para envio será 26 de outubro e a divulgação dos selecionados acontecerá até 02 de novembro.2ª) Os autores dos trabalhos fotográficos selecionados terão até 08 de novembro para enviarem as fotos (4 a 6 fotografias com tamanho mínimo 20 x 25 cm e máximo 30 x 40 cm) para o endereço abaixo especificado, sob penalidade de terem seus trabalhos cancelados da seleção caso não os enviem até o prazo estabelecido.

Para os Filmes/Vídeos: Envio da Ficha de Inscrição devidamente preenchida e duas cópias do filme (discos formato DVD) para o endereço abaixo especificado.

Para as Hipermídias e Etnografias Sonoras: Envio da Ficha de Inscrição devidamente preenchida e duas cópias do trabalho (em mídias suportáveis: CD ou DVD) com indicações sobre sua abertura e funcionamento no computador para o endereço abaixo especificado (para trabalhos que estejam disponíveis na www enviar a ficha com o endereço eletrônico para os e-mails dos três coordenadores, abaixo informados. Nestes casos a exibição ficará condicionada ao funcionamento adequado das conexões de internet presentes nos aparelhos instalados no local do evento).

ENDEREÇO PARA POSTAGEM:(SERÁ CONSIDERADA A DATA DE POSTAGEM para trabalhos que cheguem em até uma semana após o último dia do prazo de envio):



PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UFPBCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes- Campus IConjunto Humanístico - Bloco IVCidade Universitária. João Pessoa – ParaíbaCEP:58059-900

Telefones para contato: (83) 8631-8440 OI / (83) 9336-7131 CLARO

SOBRE A SELEÇÃO:A seleção das produções será responsabilidade da Comissão Organizadora da Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras da II Semana de Antropologia do PPGA/UFPB e acontecerá até 02 de novembro de 2012. Os Candidatos selecionados se comprometem a se inscrever no evento e colaborar na preparação dos locais de exibição das produções durante o evento.As fotos, bem como a ficha técnica com resumo (para afixação junto ao ensaio), devem vir acompanhadas com paspatour. Os proponentes ajudarão na montagem e desmontagem da exposição durante o evento. Não serão expostas fotografias com baixa qualidade de impressão (que apresentem pixelização e/ou outros defeitos).

DISPOSIÇÕES GERAIS:A Comissão Organizadora da II Semana de Antropologia do PPGA/UFPB não se responsabiliza por danos ou extravios que possam ocorrer no envio das produções. Os autores terão total responsabilidade sobre os direitos autorais da apresentação de imagens e sons dos trabalhos exibidos. Será fornecido certificado de participação para os autores dos trabalhos selecionados e exibidos durante a II Semana de Antropologia do PPGA/UFPB. Trabalhos enviados e não retirados até o último dia serão incorporados como doações ao acervo do Laboratório de Antropologia Visual Arandu.

Comissão Organizadora da Mostra:

João Martinho de Mendonça - bragamw@yahoo.com.brKelly Emanuelly de Oliveira - kelly_emanuelly@yahoo.com.brLara Santos de Amorim - amorimlaras@gmail.com



João Pessoa, 14 de outubro de 2012







.
bottom of page